alimentacao-para-estudar-para-concursos

5 Dicas Inteligentes de Dieta para fazer Provas

A temporada de provas é sempre uma temporada conturbada para todos os envolvidos; alunos, pais e até para os professores!

Os mais estressados provavelmente são os pais porque longas horas de estudo querem dizer dietas bagunçadas e problemas de saúde para suas crianças!

Não se preocupe, experts de saúde da Truweight se uniram para sugerir uma boa dieta para época de prova e que vai ajudar seu pequeno a tirar notas altas!

Comidas recomendadas quando estudar para provas

Começa aqui! Lembra-se do ditado, ‘você é o que você come’? Então, se sua comida se alimenta de besteiras disponíveis com facilidade, seu cérebro vai ter um desempenho pobre.

Os seguintes grupos de alimentos são as escolhas mais inteligentes de serem incorporados no período de provas:

  • Comidas ricas em proteína como carnes magras, peixe, ovos, laticínios, brotos, nozes etc.
  • Frutas e vegetais.
  • Grãos integrais como aveia, arroz marrom, quinoa, entre outros.
  • Grãos e sementes.
  • Água.

Apesar de parecerem pouco atrativos para um estudante, o truque para inserir esses alimentos é adicioná-los em receitas inovadoras.

Dicas de Dieta Durante Exames

  1. Faça refeições menores e mais frequentes

Sim, o conselho mais antigo para a perda de peso é verdade e funciona também na preparação para provas. Refeições em pequenas porções constantes fornecem um suprimento de energia para o cérebro exaurido pela prova.

Se você alimentar a sua criança com refeições grandes, ela vai ter uma redução de energia e de atenção na hora de estudar.

  1. Faça um café da manhã completo e saudável

A exceção para a regra de refeições pequenas frequentes é o café da manhã!

Essa refeição precisa sustentar o estudante nos períodos de estudo e também no momento da prova. Em geral, uma combinação de grãos integrais e proteínas deve servir como um bom café da manhã.

 

  1. Atenção aos lanches

Lanches costumam ter um papel diferente durante períodos de ansiedade e estresse, sendo consumidos para aliviar a tensão! O ideal é ficar longe de lanches gordurosos e açucarados. Isso vai ajudar a manter níveis estáveis de açúcar no sangue.

 

  1. Faça seu plano de dieta com ácidos graxos ricos em ômega 3

Você pode ter ouvido falar que as gorduras ricas em ômega 3 são benéficas para o coração. Contudo, elas também atuam na melhora da memória, concentração, e até para aliviar a depressão.

Estudos revelaram que ácidos graxos ricos em ômega 3, especialmente ácido docosahexaenóico (DHA), aumentam o volume do cérebro.

O lado ruim é que nosso corpo não é capaz de produzir gorduras ricas em ômega 3, assim ela precisa ser obtida por meio da dieta e da alimentação. Sendo assim, qual época seria melhor para fornecer esse nutriente ao seu filho do que o período de provas?

Fontes de gorduras ricas em ômega 3 para incluir em sua dieta são: óleos de peixe como salmão, atum, truta, cavalinha e linguada; sementes como chia, de melão, girassol, linho também possuem gorduras ricas em ômega 3.

Você pode triturar as sementes e grãos e misturar o pó delas em sopas, saladas, farinha de chapati e quase em qualquer coisa que você possa pensar.

  1. A água é sua melhor amiga

Você se recorda de como se sente quando está com sede? Você fica irritado, apático e não consegue se concentrar.

Agora, esses predicados não são muito desejáveis para um estudante em preparação para provas. Logo, é importante se manter hidratado. Idealmente, beber 1.5 litros de água por dia é recomendado.

Água de coco, soro de leite coalhado, bebidas lácteas, e alguns chás especiais como chá de camomila podem não apenas ajudar a preencher a cota diária de ingestão de líquidos, mas também ajudam a prover nutrientes e uma sensação de calma.

Comidas que são boas para a memória

Se perguntando quais alimentos estimulam o cérebro? Pense em cores para melhorar a memória! Se você pudesse imaginar um arco-íris feito de comidas, quais seriam elas?

Pense em grãos (cada cor e tipo), ovos inteiros (especialmente o amarelo da gema), vegetais de folhas verdes e frutas coloridas, cor de rosa do salmão e as cores de terra de nozes e sementes!

Perceba como esses alimentos fornecem todo tipo de nutriente: vitaminas, minerais, fibra, antioxidantes, carboidratos saudáveis, até água! Eles agem como alimentos cerebrais para a memória.

 

Dieta para provas sugeridas por nutricionistas experts

Pedimos a chefes de nutrição em Truweight Mrs Suhasini Mudraganam para nos ajudar a elaborar um plano de dieta para provas que vai ajudar os estudantes que precisam.

Lembre que isso é apenas um guia em linhas gerais e não deve substituir uma consulta apropriada com um nutricionista.

De manhã cedo: 3 a 4 amêndoas embebidas com pele e 3 nozes.

Café da manhã: 1 copo de leite / Milkshake de frutas sem adicionar açúcar + 2 pães integrais e sanduíche de omeletes / 2 misturas de vegetais e pão com queijo indianos com uma tigela de coalhada com pouca gordura / 1 a 2 grãos integrais ou wrap multigrãos com feijões cozidos e vegetais refogados / 1 tigela de salgados (com vegetais e masala) ou aveia adoçada com rapaduras e sementes, frutas e nozes.

Meio da manhã: Um prato colorido de grutas / 3 a 4 linhaças e até laddu indiano ou laddu de frutas secas + 1 copo de shake de whey protein.

Almoço: é interessante incluir óleo de peixe duas vezes por semana nas refeições.

3 pães indianos + 1 tigela de curry de peixe + 1 tigela de salada broto / 1 tigela de arroz marrom ou vermelho + 1 tigela de lentilhas e espinafre com um coquetel de sementes Truweight.

1 hora após o almoço: 1 copo de soro de leite coalhado apimentado.

Faça curry apimento ou sanduíche de salmão defumado para o almoço. Faça um pó com sementes e nozes e misture-o em sopas, saladas, farinhas de chapati e naquilo que você puder.

Meio da tarde: 1 tigela de fruta e nozes com leite / 1 prato de brotos de vegetais com arroz vermelho + 1 copo de milk-shake de frutas / 1 prato de multigrãos + 1 copo de shake de whey protein

Jantar: 1 tigela de preparado de frango ou peixe grelhado + 1 tigela de arroz marrom + 1 pequena tigela com vegetais misturados / 2 sanduíches de frango com vegetais e pão integral + 1 copo de leite desnatado.

Lanche pós-jantar se necessário: mistura de nozes, sementes e frutas / quinoa inchada e lanches de bolso; bolachas crackers saudáveis; linhaça e laddus indianos; biscoitos saudáveis feitos de aveia e outros grandes integrais.

O que você deve comer antes de uma prova?

O que você come antes de ir fazer uma sala de provas? Bom, o ponto chave é comer algo leve e saudável.

Logo, refeições com grãos integrais são definitivamente importantes, mas não em excesso, pois pode fazer o estudante ficar letárgico ou sonolento.

Sanduíche de atum ou cavalinha; pão integral em rolo recheado com frango e vegetais são boas opções para uma dieta de período pré-prova.

Você sabia?

Os aspectos psicológicos e fisiológicos das provas!

Provas são sempre acompanhadas por estresse. E esse estresse elevado, por sua vez, aumenta a necessidade de certas vitaminas solúveis em água como a C e as do complexo B.

Os níveis de vitamina C no corpo variam amplamente com o estresse físico e emocional. Isso diminui muito quando submetido a muito estresse.

Um estudo descobriu que estudantes vivendo o estresse de uma prova podem aumentar o desejo por lanches gordurosos e ricos em açúcar.

Ao mesmo tempo, a demanda fisiológica por certos nutrientes como vitamina C, B5, B6, zinco, magnésio, potássio e tirosina proteica aumenta.

Esses são os nutrientes necessários para a geração de hormônios adrenais ou os hormônios em conflito do estresse.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Shopping cart